Histórias Contos Fábulas

Terra & Prosa … Proseando para o Desenvolvimento Sustentável e Solidário!

Escolher este nome foi para viver momentos e reviver lembranças. Este caminho permite construir nossas idéias, viver maturidades.

Proseando, lendo e refletindo as lições de histórias contos e fábulas caminhamos para um mundo mágico de encantamentos e de   distração, para muitos, magia. E esta magia me contaminou para escrever e ter um espaço com um “bucadinho de tempo” para que prosa e o encantamento desta página traga alegria e prazer. Assim vamos seguindo no terra e prosa ….

O LAVRADOR SEUS FILHOS E A VINHA

E neste prosear de preferência com um “bulin de café quentin” com torrada e manteiga da roça no final da tarde.

Coisa de tudo de bom ….

Assim vamos iniciar este novo segmento de prosa com esta fábula …

O LAVRADOR SEUS FILHOS E A VINHA

O Lavrador estava para morrer, porém andava triste por não ter podido transmitir aos seus filhos os conhecimentos necessários para bem usar as terras, os cultivos, as plantas. Chamou-os e lhes disse: “Logo terei que deixar a vida e por isso tenho que avisar-lhes que nesta vinha eu possuo um tesouro escondido, o qual tesouro ainda não consegui localizar”. Leia mais…

A FÁBULA DA CONVIVÊNCIA

Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Leia mais…

CONVIVÊNCIA PARA CONVIVER

Convivência…

O que significa esta palavra? Qual o seu sentido? Qual sua importância?

Convivência significa de forma simples e objetiva: trato diário, familiaridade, intimidade. Sendo assim podemos pressupor que quanto mais exercitamos estes conceitos em nossa vida e em nossas ações dia-a-dia maior será a nossa oportunidade de qualificarmos nossa convivência.

A convivência nos remete a uma pergunta.Qual a maior causa de aborrecimento do ser humano?  Sem duvida alguma a resposta e outro ser humano. Bem como a maior causa de alivio desses aborrecimentos é outro ser humano. Leia mais…

LANCEM SEMENTES… UMA LEITURA FASCINANTE

A prosa nos leva obrigatoriamente ao dialogo. Para que este se estabeleça e se desenvolva buscando alcançar enriquecimento pessoal profissional e de relações sociais nos leva a construirmos conhecimentos. Uma das formas desta construção e cultivarmos o exercício o habito da leitura.

Este habito tem me levado a descobrir um mundo que vive em transformação constante e com isto tenho exercitado a pratica de leituras de todos os níveis face esta pluralidade e diversidade social e economica que vivemos.

Neste leitura me deparei com um artigo, uma história cujo titulo e muito sugestivo – LANCEM SEMENTES que faz parte da Revista ES BRASIL ano 4 nº 66 de Fevereiro de 2011 a sua pagina 37 por Ivo Nogueira Dias.

Assim convido a você que acessa este blog para fazer esta leitura que julgo oportuna e que nos remete a revermos valores e paradigmas destacando como as nossas ações no presente podem influenciar em nosso futuro e daquele que esta ao seu lado ou que vira amanhã.

Assim vamos apreciar então esta leitura!

LANCEM SEMENTES

Um homem trabalhava em uma fábrica distante 50 minutos de ônibus de sua casa.

No ponto seguinte, entrava uma senhora idosa que sempre se sentava junto a janela toda. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa pela janela. Leia mais...

O ANEL DE TUCUM

SÍMBOLO DA “IGREJA DOS POBRES”

O anel de tucum é um símbolo usado por aqueles e aquelas que acreditam no compromisso preferencial das Igrejas com os pobres. O objetivo é resgatar este compromisso e denunciar as causas da pobreza. Este é o compromisso simbolizado nesta aliança, já que tanto no Antigo quanto no Novo Testamento os profetas e apóstolos afirmam a fidelidade de Deus aos pobres e oprimidos. Leia mais…

CARTA DO ZÉ AGRICULTOR PARA O LUIS DA CIDADE

Recebi este texto pela internet e após sua leitura achei interessante socializar por este blog. Uma leitura interessante e reflexiva.

“Luis, quanto tempo!

Eu sou o Zé, teu colega de ginásio noturno, que chegava atrasado, porque o transporte escolar do sítio sempre atrasava, lembra né?

O Zé do sapato sujo? Tinha professor e colega que nunca entenderam que eu tinha de andar a pé mais de meia légua para pegar o caminhão por isso o sapato sujava. Leia mais…

UBUNTU

Trago a todos os leitores do terraeprosa mais uma história que recebi, e entendi, que pelo seu contexto, que trata de processos relacionais e de valores de um povo e de uma cultura seria importante e oportuno estar dividindo com vocês, como mais um momento de prosa neste caminhar. Leia mais…

AS COLHERES DE CABO COMPRIDO

Vivermos em conjunto, em solidariedade significa essencialmente nos preocuparmos uns com os outros. Significa nos doarmos e nesta doação fazermos parte, sermos integrantes comprometidos deste processo que é o de escrever uma nova história, uma nova lógica no exercício de cidadania.

Assim “As colheres de Cabo Comprido” se torna uma leitura e um processo de reflexão que nos permite aprender uns com os outros a partir de nossas dificuldades, angustias e necessidades. Leia mais…

A FÁBULA DO GUERREIRO E DO BURACO

Conta uma história que a muitos milhares de anos vivia um guerreiro que por sua bravura e inteligência conquistava todas as batalhas em que participativa e estas vitórias continuas incitavam muitos a quererem a sua derrota e morte, pois era temido. Leia mais…

A LAGARTIXA

Um conferencista compareceu ante o auditório superlotado, carregando consigo um pequeno fardo.

Após cumprimentar os presentes, em silêncio, enfeitou uma mesa forrada com toalha branca de seda, com dezenas de pérolas que trouxera no embrulho e com várias dúzias de flores frescas e perfumadas. Em seguida apanhou na sacola diversos enfeites de expressiva beleza, e os distribuiu sobre a mesa com graça. Leia mais…

CONTAR HISTÓRIAS

Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. Assim neste imaginário para construção de conhecimentos vamos nos deliciar com a “História do Pato”. Leia mais…

QUEM É O DONO DO CÉU E DO BRILHO DAS ÁGUAS?

O Grande Chefe mandou dizer que deseja comprar a nossa terra. O Grande Chefe assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não precisa de nossa amizade.

Vamos, porém, pensar em sua oferta, pois sabemos que, se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará nossa terra. O Grande Chefe de Washington pode confiar no que o Chefe Seattle diz, com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos podem confiar na alteração das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas – elas não empalidecem. Leia mais…

O TURISTA E O SÁBIO

Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.

O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. Leia mais…

OLHE PARA CIMA…

Existem pessoas que cercadas de problemas atiram-se  contra eles, sem perceber que a saída está logo acima. Uma história inteligente e instigante para uma reflexão para o dia a dia. Leia mais…

A LENDA DOS ÍNDIOS CHEROKEES

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees? Não. Então leia atentamente esta fábula que trata da passagem da juventude transformando um jovem em homem. Faça a sua reflexão para sua passagem. Leia mais…

“ESPERAR E CONFIAR”

A frase pertence a Luís Napoleão, sobrinho do mitológico Napoleão Bonaparte, e ele próprio governante da França em meados do século 19 Luís Napoleão – também chamado Napoleão III – escreveu a sentença no livro Fragments Historiques por volta de 1839. Doze anos ainda o separavam da conquista do poder e do início da implantação do II Império. Exilado na Inglaterra, após o fracasso do golpe de Strasbourg e antes de igual derrota na tentativa de tomar Boulogne, Napoleão III refletia sobre sua pretensão de recuperar o trono que havia pertencido ao tio. Leia mais…

O PONTO PRETO…

Em minhas leituras encontrei este texto que julgo de uma riqueza muito grande e por este motivo trouxe ao Terra&Prosa para compartilhar com todos vocês. Leia mais…

O NOSSO “CAMINHÃO DE LIXO”!

Estar ligado neste mundo virtual buscando focar em acumular conhecimentos e informações construtivas sempre encontramos assuntos instigantes e que nos instigam em imediatamente disponibilizar para que o mesmo seja socializado dentro desta rede de relacionamentos virtual. Tenho certeza absoluta que este texto que o Terra & Prosa te apresenta te instigará uma importante reflexão pessoal e comunitária. Leia mais…

PARA NOSSA REFLEXÃO

Refletir onde estamos, como somos e para onde vamos e importante para o nosso desenvolvimento e reconhecimento interno. A historia que o Terra & Prosa traz a você nos leva a três visões que se somam e podem contribuir para o nosso interior e no nosso dia-a-dia. Leia mais… 

A LENDA DOS CEGOS E O ELEFANTE

Entender a realidade que se apresenta exige de todos nós o esforço de vencermos nossa individualidade para termos a exata dimensão da influência desta realidade sobre as nossa vivência coletiva. Esta lenda traz uma reflexão interessante sobre como cada um vemos o mundo a nossa volta e nos remete a um pensamento mais coletivo. Leia mais…

O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Uma leitura interessante que nos permite uma reflexão sobre a nossa postura no exercício de cidadania da nossa dignidade e dos nossos direitos. Leia mais…

NÃO NASCEMOS ANDANDO…

Um texto interessante que o Terra&Prosa traz como parte de nossa reflexão quando achamos que tudo esta perdido. Leia mais…

LENÇOL SUJO

Esta história de um autor desconhecido nos permite refletirmos sobre nós mesmos: como agimos, como nos comportamos diante de um fato novo e diferente, e como esperamos a ação do outro. Uma história leve que nos traz riqueza de aprendizado. Leia mais…

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s