O ANEL DE TUCUM – SÍMBOLO DA “IGREJA DOS POBRES”

O ANEL DE TUCUM

SÍMBOLO DA “IGREJA DOS POBRES”

O anel de tucum é um símbolo usado por aqueles e aquelas que acreditam no compromisso preferencial das Igrejas com os pobres. O objetivo é resgatar este compromisso e denunciar as causas da pobreza. Este é o compromisso simbolizado nesta aliança, já que tanto no Antigo quanto no Novo Testamento os profetas e apóstolos afirmam a fidelidade de Deus aos pobres e oprimidos.

A aliança de tucum é o sinal desta fidelidade, deste compromisso. Além da Bíblia, a opção pelos pobres é testemunhada também por toda a tradição da Igreja, principalmente na América Latina, a partir do Concílio Vaticano II e das Conferências dos Bispos em Puebla e Medelin.

Esta opção é a essência mesmo da vida cristã porque está ligada à imitação da vida de Cristo. Mas esta opção não é apenas uma responsabilidade individual. Neste momento da história, ela implica um compromisso social que está ligado à partilha e acesso à propriedade dos bens absolutamente necessários à vida.

Deus está do lado dos pobres porque Deus ama os pobres. Por isso o cristão é chamado a seguir este mesmo exemplo de amor e opção preferencial que tenta promover a dignidade humana. No pobre revela-se o rosto do próprio Deus (Mt 25,40).

No filme “Anel de Tucum”, Dom Pedro Casaldáglia explica assim o sentido desta aliança: “(…) Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (…)”.

O momento de transformação por que passamos nos remete a assumirmos nossa posição de enfrentamento a desigualdade e injustiças sociais e, ao mesmo tempo, buscarmos instrumentos para promovermos a inclusão e a justiça social.

Após esta leitura você se identifica com o compromisso simbolizado por esta aliança e com a responsabilidade à que nos remete? Reflita sua decisão. As nossas decisões são importantes para nossa vida elas iluminam o nosso caminho. Elas são o alicerce da nossa vida, elas nos movimentam. Se você quiser, se vê se sentir a vontade me diga da sua decisão!

Tomou sua decisão? Parabéns! Seja ela qual que tenha sido foi acertada, pois o seu coração, o seu sentimento e a sua razão trabalharam juntos neste momento. Parabéns e esperamos que este símbolo também marque com carinho e amor sua vida após esta leitura e reflexão.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s