GESTÃO PÚBLICA – DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

GESTÃO PÚBLICA

DEMOCRÁCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

SUNDERHUS; Adolfo Brás[1]

Gestão Pública e Participação Social. Entendemos que estes dois conceitos tendo seu alicerce a partir das pessoas. No entanto a pergunta que insiste em ser feita a todo o momento e como se dão as relações sociais e interpessoais por dentro deste arranjo social e político.

Uma frase muito importante vem a minha lembrança “do poço sem fundo das necessidades á valorização das capacidades” de Miguel Darcy de Oliveira. Entendo que esta nos da um direcionamento de que as ações de natureza do poder público ou a partir das organizações sociais não devem ser feitas sem a participação dos reais protagonistas que serão os beneficiários diretos. Se este entendimento e verdadeiro então alguma coisa no mínimo muito estranha vem acontecendo na construção de políticas públicas de um Estado republicano e democrático, pois a democracia prima por este valor e princípio.

O grande desafio do governo democrático e o de atender as crescentes expectativas da sociedade com limitação de recursos e com responsabilidades social e fiscais crescentes e qualificadas. A gestão convencional esta alicerçada no atendimento precário das demandas da sociedade, tendo o seu foco nas urgências adotando uma política de apaga fogo e sob pressão ou aliada a interesses específicos e não coletivos e na pulverização de esforços, o que leva ao desequilíbrio social e produtivo.

A nova gestão pública busca produzir resultados que atendam as expectativas da sociedade, com melhor qualidade do gasto público, transparência e responsabilidade social e fiscal, com eficiência centrada na aceleração da execução e na redução de custos, com sua efetividade em resultados que melhoram a vida da população local e com eficácia a partir de mais entregas para a sociedade com responsabilidade social, economica, fiscal, transparência e ética.

No inicio da história do ser humano a economia se desenvolvia de forma simples e objetiva voltada para o víeis de que todos produzem e que esta produção seja distribuída a todos de acordo com suas necessidades dentro dos princípios da coletividade e da cooperação. A sociedade foi experimentando transformações de natureza social, produtiva, economica, ambiental e políticas que gerarão uma nova organização centrada nos interesses individuais e de grupos específicos, onde se estabelece uma lógica dominante pelo poder político e do capital, onde, muitos trabalham e poucos ficam com os bens produzidos.

Assim o grande desafio das políticas públicas é fazer com que os esforços e ações despendidos pelos gestores públicos produzam os resultados efetivos no meio a que se destinam. Esta decisão gera impactos na descentralização de ações, poder e no alinhamento das idéias e das pessoas e de suas organizações sociais e de representação. Assim fica evidente este fato na frase de Adam Smith que diz “quando se tem um pouco, e mais fácil conseguir mais… A grande dificuldade e ter um pouco”. Estas ações interferem de forma decisiva na vida das pessoas e nos processos de transformação que ai se estabelece, criando um processo de adoecimento e de cura no ambiente de um povo não podendo caber a organização social e ao poder público a simples prática de observadores desta cura e deste adoecimento constante e progressivo que estamos vivendo.


[1] Engenheiro agrônomo

CREA – ES 2146 D / 11ª Região

Graduação em Agronomia – UFES, Alegre – ES, Brasil

ÁREAS DE ATUAÇÃO

1-         Organização Social e Redes Solidárias

2-         Microfinanças sociais

3-         Análise de Cadeias Produtivas

4-         Custo de Produção dos Arranjos Produtivos Locais

5-         Projetos Captação de Recursos – Agropecuária

6-         Projetos de Recuperação Ambiental

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s