PANELEIRAS DE GOIABEIRAS

PANELEIRAS DE GOIABEIRAS

GUARDIÃS DE 400 ANOS DE CULTURA E TRADIÇÃO

SUNDERHUS; Adolfo Brás[1]

 

Uma cultura e uma tradição social e produtiva vêm sendo mantida através de gerações por mulheres artesãs chamadas carinhosamente “Paneleiras de Goiabeiras”. Estas mulheres são protagonistas e guardiãs de uma história e de uma cultura própria que tem sua origem nas tribos indígenas que habitaram e ainda estão presentes no litoral do Estado. Guardiãs de uma técnica passada de geração em geração, que até hoje sua confecção e estrutura social pouco mudou. Leia o artigo publicado nesta pagina com o titulo “Panela de barro… 400 anos de cultura e tradições”.

A panela de barro. Uma das maiores expressões da cultura popular do Estado. Estas mulheres integram a sociedade sócia produtiva e economica do Estado residentes na ilha de Vitória no bairro de Goiabeiras. Através de sua cultura, do seu saber com suas mãos e com muito trabalho e dedicação confeccionam em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões, frigideiras enfim uma diversidade de produtos de acordo com o talento e criatividade de cada artesã, em tamanho e formas variadas.

Neste mundo altamente competitivo e tecnológico estas artesãs mantém vivo praticamente o mesmo processo produtivo usado pelos índios, mantendo uma tradição e uma cultura, mantendo vivo costumes, valores e identidades próprias de um povo. Tenho certeza de que é um orgulho para os povos indígenas e um motivo de alegria as mulheres artesãs, as “Paneleiras de Goiabeiras” dedicar sua vida familiar na preservação desta cultura e costume alicerçado sobre muita coragem, determinação, crença, trabalho e fé.

A culinária e a gastronomia típica da cidade de Vitória esta alicerçada na muqueca capixaba, na torta capixaba e nos frutos do mar. E o preparo destes pratos envolve e requer uma peça importante que vem de nosso artesanato, a panela de barro. E as “Paneleiras de Goiabeiras” são as guardiãs desta cultura e desta técnica. Não existe muqueca capixaba sem a panela de barro. Como não existe outra muqueca além da capixaba. “Muqueca e capixaba, as outras são peixadas”, e um dito popular.

Esta atividade produtiva garante a sobrevivência economica de diversas famílias organizadas a partir da Associação das Paneleiras, localizada na região de Goiabeiras ao norte da ilha de Vitória, que sempre foi o local tradicional da produção de panelas de barro. Um trabalho que tem seu alicerce de base familiar iniciou-se no fundo dos quintais das casas destas mulheres, as paneleiras. Com a criação da Associação das Paneleiras a Prefeitura Municipal integrada com outras entidades desenvolveram ações que levaram a construção de um galpão onde hoje se concentra toda a produção desta atividade produtiva, social e economica.

A esta produção soma-se a produção da muqueca capixaba e da torta capixaba, pratos típicos da culinária capixaba que preparados na panela de barro ganham aspecto e sabor inigualáveis. Assim não existe esta iguaria capixaba sem a panela de barro e sem as “Paneleiras de Goiabeiras”. Não se trata apenas de um sistema de produção. Trata-se de arte, que vem sendo passada de geração para geração com trabalho envolvendo mãe, filhas e netos que trabalham lado a lado, passando costumes, tradições e valores e preparando um novo mundo mais solidário, igual a mais justo as famílias. Todos aprendem e se comprometem em suas responsabilidades. Esta organização social e produtiva forma cidadãos em caráter e em cidadania.


[1] Engenheiro agrônomo

CREA – ES 2146 D / 11ª Região

Graduação em Agronomia – UFES, Alegre – ES, Brasil

ÁREAS DE ATUAÇÃO

1-         Organização Social e Redes Solidárias

2-         Microfinanças sociais

3-         Análise de Cadeias Produtivas

4-         Custo de Produção dos Arranjos Produtivos Locais

5-         Projetos Captação de Recursos – Agropecuária

6-         Projetos de Recuperação Ambiental

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s