A DEMOCRACIA A POLÍTICA E A VIDA SOCIAL

A DEMOCRACIA O POVO E O PARTIDO POLÍTICO

SUNDERHUS; Adolfo Brás[1]

A democracia, a prática política e a vida social são valores que devem se fazer presentes a todo instante na formação de uma sociedade, pois tem um papel fundamental na formação e educação de cidadãos e cidadãs que passam a serem os reais protagonistas de uma história, de sua história.

Vivemos uma democracia representativa que tem sua mais frequente crítica de que a opinião do povo só e consultada uma única vez durante os processos eleitorais, ou seja, a cada quatro anos. Forma-se assim uma geração de políticos profissionais que após eleitos passam a agir de forma própria com a sua vontade, como bem entendem até a próxima eleição quando novamente se aproximam do povo.

Esta forma de agir entre representantes e representados afasta as práticas políticas das práticas do dia a dia da sociedade e de suas necessidades ou interesses, e como falamos em sociedade nos referimos a interesses de natureza coletiva e não de interesses próprios. Assim estabelece-se um distanciamento entre a vida política e a vida social. A política que seria um instrumento de promover um processo educacional na e para sociedade e um forte elemento deseducador no sentido de formar uma forte convicção e entendimento de que ela, a sociedade não poderia ou não tem a capacidade de gerir os seus próprios problemas e que deve delegar esta responsabilidade a uma categoria especial de homens e mulheres com capacidade de governar, de exercer o processo de governança pela sociedade, estabelecendo assim o mandato político.

Neste contexto temos os partidos políticos que na verdade são os meios utilizados para o exercício e para prática da democracia representativa. Estes estão constituídos e organizados de forma legal e permanente com bases e formas voluntárias de participação em uma organização orientada para influenciar ou ocupar o poder político de um município, estado ou país. São, portanto organizações que se fundamentam e se estruturam em uma ideologia política representativa com objetivo de conquista o poder político e não no acesso direto do povo as decisões de natureza política.

Democracia é, portanto um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas esta com os cidadãos, ou seja, com o povo, quer seja de forma direta ou indireta, por meio de representantes eleitos.

Quando os cidadãos elegem os seus representantes dizemos que estamos num regime de democracia indireta sendo que estes representantes serão responsáveis pela tomada de decisões em nome do povo, ou seja, da sociedade sendo este o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos desta forma a vontade do povo, da sociedade e exercida pelo mandato político.

Outro regime político e o da democracia direta. Neste os cidadãos não delegam o seu poder de decisão a um mandato político. Estas decisões são tomadas através de assembleias gerais. Havendo a necessidade de um representante este e eleito e somente recebe os poderes que a assembleia definir podendo os mesmos serem revogados a qualquer momento. Ou seja, o poder do representante e legitimo, mas tem prazo definido, controle e acompanhamento da sociedade.

Temos ainda a democracia semidireta que diz de um sistema político misto onde a democracia direta e indireta se relaciona onde temos além dos representantes eleitos com as mesmas funções, ou seja, de tomarem decisões em nome dos cidadãos estes últimos tem a oportunidade de influencia-los através das iniciativas populares e de exercerem de forma organizada o controle social.


[1] Engenheiro agrônomo
CREA – ES 2146 D / 11ª Região
Graduação em Agronomia – UFES, Alegre – ES, Brasil
ÁREAS DE ATUAÇÃO
1-         Organização Social e Redes Solidárias
2-         Microfinanças sociais
3-         Análise de Cadeias Produtivas
4-         Custo de Produção dos Arranjos Produtivos Locais
5-         Projetos Captação de Recursos – Agropecuária
6-         Projetos de Recuperação Ambiental

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s