DISCORDAR PODE SIGNIFICAR LIDERAR

DISCORDAR PODE SIGNIFICAR LIDERAR

Max Gehringer[1]

MUITA GENTE JÁ OUVIU ESTA FRASE: VOCÊ VIVE RECLAMANDO

Do ponto de vista de quem diz a frase, ela parece negativa. Do ponto de vista de quem ouve a frase, ela pode ser positiva. Primeiro, é preciso entender a situação de quem ouve a frase. E só existem duas situações. Ou a pessoa acha que está trabalhando numa empresa por uma questão de destino, ou por uma questão de escolha. Pessoas que acreditam no destino reclamam porque nada é como elas gostariam que fosse. Ou seja, elas acreditam que estão no lugar errado e querem adequar o lugar às suas próprias necessidades. E, por isso, vivem reclamando de tudo. Pessoas que acreditam em sua escolha pessoal acham que estão no lugar certo.

E acham que a empresa é boa, mas não param de reclamar, para que a empresa possa ser ainda melhor. É claro que muitos chefes não gostam de funcionários que reclamam, mesmo que o objetivo das reclamações seja o progresso da empresa e não a vantagem pessoal. Muitas vezes, discordar é sinônimo de teimosia. Mas também pode ser uma demonstração de liderança, criatividade, empreendedorismo e outras palavras em moda hoje em dia. Mas, para quem reclama e não é compreendido, existe um consolo. E ele está em qualquer enciclopédia. É só conferir. Todas as pessoas que se tornaram figuras históricas começaram discordando de alguma coisa.

Ou de alguma teoria, ou de algum vizinho, ou dos pais, ou de alguma estrutura, ou de alguma situação. E, de modo geral, todas elas discordaram do conformismo de seus colegas, que achavam que a vida tinha que ser assim mesmo e nada iria mudar.

O consolo de quem vive reclamando e discordando é o fato de que, na história da humanidade, não existe uma única pessoa que tenha ficado famosa por concordar com tudo.


[1] Administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s