O ENGENHEIRO AGRÔNOMO

O ENGENHEIRO AGRÔNOMO – SUA IMPORTÂNCIA PARA AGRICULTURA

SUNDERHUS; Adolfo Brás[1]

O olhar para agricultura nos convida a observar o que os agricultores e agricultoras familiares produzem, comem e ofertam para comercialização. Vendo o que está sobre a mesa das famílias rurais e urbanas, nossa imaginação exercita um olhar na dimensão do enxergar os alimentos em suas várias dimensões, e ao profissional que se faz presente neste processo, o engenheiro agrônomo.

Como agrônomo vejo e defino o mundo rural como um mundo lá na roça e no roçado, talhado por mãos firmes e fortes, pintado e bordado caprichosamente por homens e mulheres, que pela sua história, constroem e reconstroem o destino de sua gente e de sua terra com a riqueza da sua cultura, da sua experiência, do seu saber, do seu talento e do seu trabalho, fortemente envolvidos pela convivência familiar e comunitária e, inspirados, no seu espírito de solidariedade e de sua fé. E me sinto imensamente privilegiado e agradecido de, como agrônomo, fazer parte deste mundo maravilhoso: a roça e o roçado de homens e mulheres, de uma rica história vivida no passado, no presente e que se projeta para o futuro de forma firme e animadora. Esse é um mundo maravilhoso. E como e maravilhoso ser este profissional com todo este saber e cultura a nossa volta. Me sinto agradecido por ter tanto.

Mas não basta ser apenas engenheiro agrônomo. E preciso viver a agricultura em todas as suas formas para ai sim ser este profissional. Para isto e preciso viver o rural capixaba, ver e viver a propriedade rural não pela sua dimensão territorial ou pela sua produção, mas pelo jeito simples de vida de homens e mulheres que forma a família rural. E ter a lembrança e o reconhecimento da história e do saber dos nonos e das nonas que na sua sabedoria, pacientemente nos falam do passado, passam pelo presente e nos encantam pelo olhar que brilha com o futuro. Ser agrônomo e poder caminhar por trilhas onde estão vivos o trabalho diário e a riqueza da produção rural, experimentando a solidariedade, a crença, a fé, o sentimento de pertencimento a terra, que contagia a todos nós pela sua beleza, simplicidade e grandeza.

Assim e fácil entender quando nos expressamos ou defendemos de forma tão veemente a vocação de sermos agrônomos. Pois nossa identidade não está centrada nos produtos, na monocultura e nos latifúndios, mas sim na diversidade, na riqueza, na identidade e no comprometimento com a produção familiar rural.

Fica evidente o meu orgulho em ser engenheiro agrônomo, por saber que o resultado do meu trabalho junto aos agricultores e agricultoras se mostra na terra, se transformando em alimentos que passam a fazer parte da vida do consumidor urbano como o leite e seus derivados, as hortaliças fresquinhas com seu colorido diversificado oferecendo sabor inigualável e uma beleza e harmonia aos diversos pratos. Nessa rede social e produtiva em que se inserem o agricultor, o agrônomo e os consumidores tornam-se evidente a responsabilidade de todos com a produção de alimentos saudáveis e equilibrados, nosso compromisso maior.

Assim, como engenheiro agrônomo, me sinto parte integrante da agricultura e da família rural. Um mundo com saber identidade e pertencimento próprio. Um lugar onde se estabelece relações sociais e produtivas, pois e a partir da convivência das relações entre as pessoas, entre as famílias que se define a produção e a geração de renda. Um mundo que me ensinou e me formou como cidadão e por isto sou assim: agrônomo, agradecido a este mundo rural.

[1] Engenheiro agrônomo
CREA – ES 2146 D / 11ª Região
Graduação em Agronomia – UFES, Alegre – ES

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s