A Extensão Rural no Espírito Santo

Espirito Santo Rural

A EXTENSÃO RURAL – Processo de Educação Participativa para o Desenvolvimento Local Sustentável

A extensão rural no Estado do Espírito Santo esta vive profundas transformações em seu dia-a-dia que sugerem a necessidade de uma avaliação critica e propositiva que tenha a capacidade de gerar uma gestão mais atenta às necessidades da agricultura familiar e camponesa e as dos seus servidores e servidoras.

É um processo de educação participativa, um organismo vivo e interativo, que não se constrói por si só ou se reconstrói com e por suas partes apenas, e sim pelo exercício continuo, integrando os saberes dos agricultores e agricultoras familiares e camponesas com o saber cientifico e tecnológico.

 

POR UMA ATER PÚBLICA EM QUANTIDADE E QUALIDADE PARA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA

O pensar e o propor transformações, que oportunizem o desenvolvimento sustentável do meio rural, esta para além da aprovação de projetos de lei. O grande desafio esta justamente em desenvolver processos e estratégias participativas que promovam a inclusão dos agricultores e agricultoras familiares e camponesas, como os principais protagonistas e agentes destas transformações, valorizando os seus saberes, conhecimentos e respeitando sua história e suas necessidades. Leia mais…

GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO DE EXTENSÃO RURAL DO ES

Fazemos a seguinte reflexão. A administração pública está mudando profundamente. Gestores e servidores e servidoras estão vivenciando uma nova visão da administração pública e outros caminhos e outros caminhos estão sendo possíveis despertando outras respostas para que esse sistema de ATER se sustente. Junte-se ao Terra&Prosa nesta reflexão. Leia mais…

O DESCOMPROMISSO DO ESTADO COM O SERVIDOR DO SETOR PÚBLICO AGRÍCOLA 

Vivemos momentos de grandes mazelas e perpetuação de vícios políticos que historicamente têm impregnado e consumido a vontade dos servidores públicos, em especial do setor agrícola do Estado, em construir um novo momento político. Mas ainda somos fortes o suficiente para nos opormos aos garimpeiros e saqueadores do poder público travestidos de gestores no exercício de suas funções públicas. Leia mais…

UM NOVO PENSAR E AGIR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL

O jeito simples de viver, pensar e agir dos agricultores familiares e camponeses nos trazem ensinamentos alicerçados pela sua cultura e pela sua tradição que nos permite uma nova construção de saberes para o desenvolvimento rural sustentável. Leia mais…

A EXTENSÃO RURAL E SUA DIMENSÃO PÚBLICA E ESTATAL

Estamos vivenciando, na Extensão Rural, uma fase importante que trata de uma nova consciência crítica sobre sua ação e resultados efetivos, que buscam aprimorar a sua gestão onde temos o agricultor familiar como seu protagonista. Leia mais…

ATER PÚBLICA E ESTATAL PARA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA

O pensar e o propor transformações, que oportunizem o desenvolvimento sustentável do meio rural, esta para além da aprovação de projetos de lei. O grande desafio esta justamente em desenvolver processos e estratégias participativas de Assistência Técnica Extensão Rural que promovam a real inclusão dos agricultores e agricultoras familiares e camponesas, como os principais protagonistas e agentes destas transformações, valorizando os seus saberes, conhecimentos e respeitando sua história e suas necessidades. Leia mais…

A ROÇA COM PROSPERIDADE SOCIAL, PRODUTIVA ECONÔMICA E COM RESPEITO AMBIENTAL

O Espírito Santo apresenta-se com um rico diferencial expresso pela sua beleza natural, pela riqueza de ambientes, pela sua formação étnica e por uma forte crença que o trabalho e o espírito de solidariedade constroem um amanhã com mais oportunidade para todos. A presença da Extensão Rural e fundamental neste processo. Leia mais…

O DESCOMPROMISSO DO ESTADO COM A EXTENSÃO RURAL 

Vivemos momentos de grandes mazelas e perpetuação de vícios políticos. O Estado estabelece atos de selvageria contra os direitos dos servidores públicos do setor agrícola evidenciando a incoerência pública e a falta de compromisso trazendo uma “nova modernidade” que se coloca contrária a toda e qualquer ação civilizatória e civilizadora por parte dos poderes executivo do Estado. Leia mais…

A ATER E A PESQUISA PÚBLICA ESTATAL – FERRAMENTAS PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA ROÇA

A extensão rural se preocupa com os inúmeros problemas e necessidades da realidade local, exercendo sua ação educativa e problematizadora junto as famílias rurais, possibilitando a compreensão e a transformação dessa realidade, ou seja, uma extensão rural libertadora. Leia mais…

UM NOVO MUNDO RURAL 

ATER e a Pesquisa publica estatal são,  as ferramentas capazes de perceber e construir um novo mundo rural. Leia mais..

.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s