Impactos Ambientais

O uso de agrotóxicos – VENENOS no Brasil nos torna o primeiro colocado no ranking mundial do consumo. Mais de um milhão de toneladas (equivalente a mais de 1 bilhão de litros) de venenos foram jogados nas lavouras em 2009, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.

A aplicação  destes VENENOS nas lavouras está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública, preservação da natureza e sustentabilidade social produtiva econômica e humana. O consumo de agrotóxicos cresce de forma correspondente ao avanço do agronegócio, modelo de produção que concentra a terra e utiliza quantidades crescentes de venenos para garantir a produção em escala industrial e econômica.

O trabalho agrícola é uma das mais perigosas ocupações na atualidade. Dentre os vários riscos ocupacionais, destacam-se os agrotóxicos que são relacionados a intoxicações agudas, doenças crônicas, problemas reprodutivos e danos ambientais. Embora a pesquisa brasileira sobre o impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana também tenha crescido nos últimos anos, ainda é insuficiente para conhecer a extensão da carga química de exposição ocupacional e a dimensão dos danos à saúde, decorrentes do uso intensivo de agrotóxicos. Um dos problemas apontados é a falta de informações sobre o consumo de agrotóxicos e a insuficiência dos dados sobre intoxicações por estes produtos. A relevância do tema é destacada ao se considerar a dimensão e a diversidade dos grupos expostos: os trabalhadores da agropecuária, saúde pública (controle de vetores), empresas desinsetizadoras, indústrias de pesticidas e do transporte e comércio de produtos agropecuários. Assim o Terra & Prosa buscará nesta pagina alertar e denunciar de forma critica e responsável o uso destes agressivos químicos, venenos que de forma irresponsável e difundido como “remédios” no meio rural fato este que não e diferente no nosso Estado.

BRASIL – CAMPEÃO MUNDIAL NO USO DE AGROTÓXICO

O Brasil é campeão mundial de uso de agrotóxico, embora não seja o campeão mundial de produção agrícola. O País ainda é o principal destino de agrotóxicos barrados no exterior. Para entender por que isso acontece, entrevistamos o pesquisador do assunto, Wanderley Pignati, doutor em Saúde Pública e professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Leia mais…

AGROTÓXICOS – “SE FOR PREJUDICAR TEM QUE ACABAR”

O debate sobre agrotóxico envolve dois setores delicados: economia e saúde. Como o custo de produtos sem agrotóxicos ainda é muito alto no Brasil, Veiga enxerga o agrotóxico como um meio para viabilizar o mercado da agricultura. “Se o agrotóxico é realmente importante para a comercialização dos produtos agrícolas, precisamos definir um limite”, afirmou Aurélio Veiga, que é coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal / Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica. Na opinião do subprocurador, quanto menos agrotóxico, melhor. “Há que se balancear o mínimo possível de agrotóxico com a eficácia final do produto”, defendeu. “Isso afeta a saúde das pessoas. Se for prejudicar, tem que acabar. É o balanço entre interesses público e privado”. Leia mais… 

AGROTÓXICOS – ARMA DE GUERRA A SERVIÇO DA “REVOLUÇÃO VERDE”

Caminhar e conhecer o mundo rural significa viver o aconchego das propriedades rurais familiares; viver o jeito e a vida das mulheres e dos homens da roça; significa experimentar a fé, e o sentimento de pertencimento e de identidade ao meio rural. Neste contexto sofremos erros e acertos é um destes diz respeito ao uso dos agrotóxicos arma de guerra usada sobre os alimentos produzidos pelo ser humano, alimentos estes que tem como função promover sustentabilidade e qualidade de vida aos agricultores e segurança alimentar aos consumidores. Leia mais…

 AGROTÓXICO – A IMPOSIÇÃO DO USO

A produção de alimentos tem como ponto fundamental a diversificação e a integração das atividades produtivas agrícolas, da pecuária e dos processos de transformação primária desenvolvidas em ambientes naturais – pequenas propriedades sendo a terra o meio de produção mais significativo com todo processo de produção dependente das condições naturais existentes do que devido aos incrementos artificiais. O advento dos agrotóxicos promove alterações profundas na estrutura familiar e nas relações de produção e trabalho no meio rural. Leia mais…

AGROTÓXICO – RISCO OCUPACIONAL NO MEIO RURAL

O Brasil é um dos líderes mundiais em consumo de agrotóxicos e os trabalhadores expostos são numerosos e diversificados. As intoxicações agudas são a face mais visível do impacto destes produtos na saúde. O impacto da intensa carga química e o enorme contingente de trabalhadores expostos são duas importantes razões para o desenvolvimento da pesquisa epidemiológica sobre intoxicações por agrotóxicos, que no Brasil ainda tem um vasto campo para se desenvolver. Leia mais…

01 MILHÃO DE TONELADAS DE VENENOS

Dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) mostra que o uso dos agrotóxicos nas lavouras brasileiras deve bater um novo recorde. “A agricultura e nós [indústria de defensivos] fizemos um bom ano. O nosso setor deve crescer. Nós estimamos fechar com um crescimento de 6% a 8%, atingindo US$ 7 bilhões em vendas. Nós medimos o desempenho do nosso setor em vendas.” “E nós – indústria de defensivos fizemos um bom ano”…Como chamar de “um bom ano” um ganho pela ação da destruição que estes venenos causam no ser humano e no meio ambiente. Leia mais…

 O DESCUMPRIMENTO DA LEI SOBRE O USO DE AGROTÓXICO

O Terra&Prosa cumprindo o seu compromisso de trazer assuntos que tenham reflexo na vida e no dia a dia de nossa sociedade traz para sua leitura analise e reflexão um ponto que entendemos ser de extrema importância pois trata-se do descumprimento político na Legislação Estadual Agrotóxicos – Lei 5.760/1998 sem discussão com a sociedade e com a classe cientifica do Estado. Leia mais…

TRANSGÊNICOS: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS AGRICULTORES FAMILIARES 
As sementes transgênicas representam a quebra do equilíbrio ambiental e social para agricultura familiar e camponesa e põe em risco as políticas públicas de inclusão social, produtiva, econômica e ambiental para este segmento social e produtivo. Leia mais…

A NOSSA AGRICULTURA DE CADA DIA…CADA DIA MAIS!

No contexto do desenvolvimento sustentável a relação entre agricultura e saúde pública necessitam de maiores estudos, em especial aquelas ligadas ao uso de agrotóxicos como “agente positivo” desta relação, pois todo o ciclo de vida com uso destes produtos, compromete os agricultores e trabalhadores rurais, em relação a sua saúde e em relação ao bônus e ônus que fica para saúde pública. Leia mais…

“O VENENO ESTA NA MESA II: ALTERNATIVAS AO ATUAL MODELO AGRÁRIO

Publicado em Terça, 27 Maio 2014 14:23
Documentarista Silvio Tendler fala sobre política na agricultura e no cinema
Por Amanda Secco

O documentarista Silvio Tendler lança a segunda parte de seu documentário O Veneno Está Na Mesa, complementando o primeiro filme, focado em mostrar os impactos do uso dos agrotóxicos no meio ambiente, na vida dos trabalhadores e na saúde humana, e mostra quais são as alternativas viáveis para o desastroso modelo atual de produção de alimentos.

Esta reportagem e muito importante como mais um elemento para formação de nossa consciência critica e propositiva no sentido de acumularmos conhecimentos e fatos para lutarmos por uma sociedade mais humana, justa e igualitária para todos e todas. Leia mais…

TRANSGÊNICOS – FALTA DE COMPROMISSO COM A VIDA

Hoje surge mais uma forte agressão ao meio ambiente, a agricultura familiar e ao consumidor, tendo como ponta os produtos transgênicos, que são organismos geneticamente modificados. São “produtos” de cruzamentos que jamais, jamais aconteceriam na natureza. Ou seja, é o ser humano “brincando de Deus, jogando com a vida de todos”. Leia mais…

IMPACTOS AMBIENTAIS NO ESTADO SÃO DENUNCIADOS EM MAPA MUNDIAL DE CONFLITO

Este relato trata-se de um resumo da matéria publicada por Any Cometti no Século Diário em 05/04/2014. O estudo nos traz um histórico de violações da Aracruz Celulose (FIBRIA) contra comunidades quilombolas do antigo território do Sapê do Norte. Leia mais…

POR UMA VIDA SEM AGROTÓXICOS

Imagine se alguém, ao lhe oferecer um cesto repleto de alimentos, antes de lhe entregar borrifasse inseticida em cima deles. O que você faria? Esta realidade por estar a sua mesa. Leia mais…

AGROTÓXICOS – VENDENDO AUMENTO DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA E PRODUZINDO INJUSTIÇA SOCIAL ECONÔMICA E AMBIENTAL

Como podemos pensar que uma arma de guerra pode trazer sustentabilidade a vida das pessoas? Mas e desta forma, com este discurso que os agrotóxicos e outros inúmeros agressivos químico estão fazendo parte cada vez mais do ambiente da produção de alimentos no meio rural capixaba. Precisamos nos contrapor a esta situação, pois estamos todos no mesmo ambiente, seja do agricultor e sua família a ambiente urbano do consumidor de alimentos. Leia mais…

AGROTÓXICO – EFICIÊNCIA ECONÔMICA E AUSÊNCIA DOS DIREITOS SOCIAIS E AMBIENTAIS

O Terra&Prosa traz uma reflexão a partir de um artigo de Marcelo Motta onde fica claro que o uso dos agrotóxicos tem uma dimensão de eficiência econômica que se perde a partir da análise de sua agressão social econômica e ambiental, seja sobre o ecossistema produtivo, seja em relação aos direitos sociais e ambiental dos cidadãos e da sociedade. Leia mais…

A IN-SUSTENTABILIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS PELAS NOSSAS ATITUDES

Estamos vivendo e envolvidos em nossas tarefas diárias, sempre tão urgentes que não estamos tendo tempo para parar e pensarmos no suicídio coletivo que estas atitudes estão gerando em nossa sociedade expressas por um complexo caos social econômico e ambiental com  inquietudes já projetadas para esta década e que hoje visualizamos a continuidade de seus efeitos negativos para as futuras gerações em nossas comunidades. Precisamos refletir o que representa o atual estilo de vida. Leia mais…

QUAL AGRICULTURA, QUAL MODELO DE PRODUÇÃO É O VERDADEIRO VILÃO NA CRISE DE ÁGUA

A água nestes últimos seis meses tornou-se uma matéria de vanguarda em todos os noticiários e com ela vem o envelope maldoso da mídia corporativa e subalterna a interesses pessoais, colocando a agricultura como o grande vilão neste momento. Leia mais…

Deixe um comentário